Notícias

LaNeurotox no Brain 2018



A pós-doutoranda Angela Regina Piovesan apresentou o trabalho intitulado “Neurotoxic effects of a urease on the mammalian central nervous system: investigation of its convulsive-like activity using electrophysiological approaches”, e demonstrou que a urease induz influxo de cálcio e ativação de canais de sódio em neurônios hipocampais de rato.

A recém doutora Karine Kappaun apresentou o trabalho intitulado “Soyuretox: biosafety profile in zebrafish larvae of neurotoxic and antifungal urease-derived peptides”, que mostrou que Soyuretox, um peptídeo com propriedades antifúngicas, não induz efeitos tóxicos no modelo de vertebrados zebrafish.

O doutorando Carlos Gabriel Moreira de Almeida apresentou o trabalho “Neurotoxicity induced by jack bean urease (JBU) on mammalian nervous system”, em que evidenciou-se a liberação de glutamato em sinaptossomas de ratos, e aumento da captação de glicose no lobo temporal através de estudos por microPET.

A mestranda Natália Callai da Silva apresentou o trabalho “Helicobacter pylori’s urease and hyperphosphorylation of tau protein: implications for tauopathies”, que evidenciou uma participação da urease de H. pylori em um hallmark da Doença de Alzheimer.

  • Natália-Karine-Célia-Ângela-Gabriel

  • todos nós

  • Natália

  • Ângela

  • Carlos Gabriel